BLOG

Quando você assumirá o controle de sua carreira?

Publicado e 16/06/2017

Quando perguntamos a alguém o que busca para seu futuro profissional, é muito comum ouvirmos as respostas: Crescer! Ser líder! Ser bem sucedido! Interessante como a maior parte das pessoas ainda não entendeu o quanto essas respostas são vagas.


Tenho acompanhado muitos profissionais “perdidos” no mercado, buscam posições e salários maiores, no entanto atiram para todos os lados. Não é raro encontrarmos currículos cujas áreas pretendidas são: RH, financeiro e comercial. Com experiência em docência e formação em Engenharia Agrícola.


 Ressalto que não estou falando sobre ter um perfil generalista. Há uma demanda no mercado por profissionais que circulem e entendam sobre os diversos subsistemas de cada área, que saibam fazer interface com outros setores.  O que tem me assustado verdadeiramente é que muitas pessoas ainda não tomaram posse de suas vidas profissionais, não definiram onde querem chegar, tampouco sabem que estratégias devem usar para alcançar seu objetivo. Parece-me que quando o assunto é definição e projeto de carreira, ainda estamos engatinhando.


Acredito que neste sentido, temos nossa responsabilidade enquanto selecionador, recrutador, gestão de talentos, coach, de dar feedback a estes profissionais/candidatos. Citando Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Você sabe onde está indo? Tem ideia de para onde está caminhando? O que fará quando chegar lá? Esta posição lhe fará feliz? São perguntas simples que utilizo diariamente com aqueles que chegam até mim. Na maioria das vezes não estou interessada nas respostas, só quero leva-los a uma reflexão que para mim já está clara, a resposta para todos os questionamentos é não.


“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” (Alice no País das Maravilhas)

      Percebo que muitos destes profissionais acabam frustrados, em carreiras que até podem lhe trazer reconhecimento financeiro, mas não lhe causam satisfação profissional. Neste momento, a tentação é sempre de culpar o sistema, a organização, sobra também para o profissional de RH a culpa do seu insucesso. Gostaria de lembrar que ser bem sucedido é acordar de manhã feliz pelo trabalho que irá realizar, satisfeito com a sua condição, em paz com as escolhas que fez. Todo o resto seja, cargo, salário ou reconhecimento são consequências de  escolhas bem feitas e de atividades bem desenvolvidas.


Gostaria de lembrar que ser bem sucedido é acordar de manhã feliz pelo trabalho que irá realizar, satisfeito com a sua condição, em paz com as escolhas que fez.

               Aproveito para deixar algumas dicas para aqueles que se encontram desorientados em seu caminho profissional:


1 – Reflita sobre sua atual condição – é importante entender como chegou até aqui e que caminhos tem tomado, se suas escolhas foram conscientes ou não. Em seguida fazer uma análise se este é o lugar que gostaria de estar e se ele lhe ajudará a chegar onde quer.


2 – Busque autoconhecimento – Definir uma carreira sem ter autoconhecimento é um grande risco. Não se controla aquilo que não se conhece. Temos bons profissionais que estão nos lugares errados, fazendo o que não gostam e passando por incompetentes. Quando descobrimos nossas competências e Gap’s podemos utilizar nossas habilidades da melhor forma possível e transformar nossas limitações em oportunidades.


3 – Crie uma estratégia para sua carreira – Defina metas pessoais e profissionais a médio e longo prazo. Reflita sobre o que será necessário para chegar lá. Exemplo: Quero ocupar uma posição de liderança. A empresa onde estou oferece oportunidade? Eu possuo essa competência desenvolvida? Caso não tenha, como posso desenvolvê-la?


4 – Peça e receba bem feedback – Desconheço outra ferramenta que ajude tanto em nosso crescimento. Saber dar, ouvir e receber feedback é um dos segredos dos profissionais bem sucedidos. Não ter medo de reconhecer suas oportunidades de melhoria, isso não é sinal de fraqueza, pelo contrário, com este reconhecimento você poderá trabalhar na sua melhor versão.


5 – Assuma o controle da sua vida – Pare de culpar os outros pelos seus fracassos e entenda a sua responsabilidade na sua condição atual. Somente com esse movimento você será capaz de construir sua carreira e direcioná-la se for o caso.


Para finalizar, gostaria de deixar claro que muitas vezes é necessário buscar auxílio para resolver conflitos internos que nos impedem de enxergar o melhor caminho a tomar. Para isso existem muitos profissionais especializados que poderão lhe auxiliar. Se sua empresa possui um setor de gestão de pessoas forte e estratégico, recorrer a eles também é uma boa dica. Não demore mais tempo para assumir o controle de sua vida profissional, pois senão o fizer, alguém fará por você. Quem você quer que conduza sua carreira?


Desenvolvimento
individual e coletivo

AGENDE UMA AVALIAÇÃO
ATRAVÉS DO WHATSAPP

Rua Londrina, 2622, Centro
Cascavel/PR
(Ver no mapa)
Horário de atendimento
08:00 às 18:00
Atendimento
(45) 3306-9147
(45) 99910-4931