Síndrome de Burnout

Publicado e 09/10/2017

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

O termo burnout é de origem inglesa e sugere que algo deixou de funcionar por falta de energia, chegando ao seu limite. A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico e de comportamento relacionado ao trabalho. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

O sintoma mais comum da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Em alguns casos ocorre a somatização dos sintomas emocionais, nestas situações dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho e somente pode ser feito por profissional de saúde.

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas. Lembre-se de cuidar de você e de sua saúde mental!

Desenvolvimento
individual e coletivo